quinta-feira, 8 de março de 2012

O LIVRO DO ESCRITOR por Thiago Rapsys



Thiago Rapsys publicou no Blog Eco Livros a resenha de uma obra de minha autoria. Fiquei admirada, pois não é comum estudantes do Ensino Médio ter interesse pela arte da escrita. Thiago autorizou a reprodução da resenha:

Logo de início me empolguei com o livro! O título é chamativo, desperta curiosidade (principalmente em quem já pensou em escrever). O livro é fruto de um trabalho longo e intenso feito pela Isabel - e eu a reconheço muito por isso - em 1999, Curitiba. "O livro do escritor foi concebido a partir das Oficinas de nome Como Escrever um Livro, que ministramos em duas instituições da cidade de Curitiba: no Solar do Rosário (de 1999 até 2008) e no Centro Filosófico Delfos (de 2000 até 2009)", esclarece a autora.

Ela esclarece também que o livro não é um passo-a-passo de como fazer um livro. O livro dará sinais para você seguir o seu caminho. No começo ela enfatiza muito você escrever uma página por dia, com a finalidade de criar um hábito - e fazer disso um ótimo instrumento para o ramo.

O Livro do Escritor (ed.Instituto Memória, 2009) abrange muitos detalhes que, para nós leitores, nem notamos o quão foi difícil. Como por exemplo: como iniciar, disciplinando-se, por que escrever?, o ato de escrever, o trabalho, o conto, função do conto, a cena final, contraste, o narrador, a importância do narrador, o personagem, criação dos personagens, discurso direto e indireto, o enredo, o romance, como escrever livros infantis?, elementos da composição literária etc.
E se erramos? Se erramos - e todo autor erra alguma vez - devemos lembrar o maravilhoso poema sobre Picasso, de Afonso Romano Sant'Anna, que inicia com uma afirmação: "Picasso erra quando pinta e erra quando ama". E finaliza dando uma nova dimensão ao erro. "Ele erra, mas nele, o erro, mais que erro - é errância".
O livro do escritor | Página 19

No final de cada capítulo há exercícios para você praticar a sua escrita. Esses exercícios costumam ser a criação de contos (se você não sabe, leia o livro que tira praticamente todas as dúvidas sobre isso). E junto com os exercícios, no final do capítulo, ela passa uma sugestão de leitura.

Tudo é muito enriquecido em mínimos detalhes com citações de livros clássicos, de renomados autores (como Hermann Hesse, Machado de Assis, Goethe etc.) e suas próprias palavras. Palavras de alguém que entende do assunto.

O livro limita-se um pouco, o foco são os iniciantes e/ou pessoas que realmente querem escrever uma obra, mas não fazem ideia de como começar ou de como fazer isso ou aquilo. Mas no meio há dicas para quem já é escritor também. Recomendo esse livro à todos. Todos que quiserem escrever um livro, ter motivação para tal atitude ou mesmo por curiosidade!
Thiago Rapsys

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...