domingo, 13 de outubro de 2013

MARCOS CORDIOLLI E O MUNDO DOS LIVROS

Nosso entrevistado é Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Marcos é graduado em História (UFPr, 1988) e mestre em Educação: história e filosofia da educação (PUC-SP, 1997). Professor universitário de graduação (desde 1994), de especialização latu senso (em mais 20 IES); palestrante e conferencistas; consultor técnico de publicações didáticas; publicou artigos, livros e materiais didáticos; É autor de Sistema de ensino e políticas educacionais (Editora IBPEX); cineasta, produtor associado do filme O Sal da Terra (Brasil, 2008) de Eloi Pires Ferreira; diretor de produção de Conexão Japão (Brasil, 2008); produtor executivo de Curitiba Zero Grau (Tigre Filmes e Labo).

Você gostava de ler quando era criança? Quais eram seus livros preferidos?
Eu leio com regularidade desde os oito anos de idade. E lia de tudo na adolescência e juventude. Incentivado (ou obrigado) pelos professores li obras de Monteiro Lobato e Machado de Assis. Também lia diversas histórias em quadrinhos. Cultivei o hábito de ler dicionários e enciclopédias (lendo verbetes aleatórios ou então seguindo as remissões dos próprios verbetes).

Das obras significativas, eu li a Eneida de Virgílio, com 10 anos e A República de Platão no ano seguinte. Eu também frequentava regularmente a Biblioteca Pública de Maringá, um dos locais muito fortes em minhas memórias de infância.
Uma referência importante nesse período foi o professor Galdino Andrade. Um escritor, que foi meu professor no primeiro ano do Ensino Médio (usávamos o livro do Geraldo Mattos). Dele eu li e guardo até hoje o Poeira Vermelha. Também li o Terra Molhada escrito por um goiano chamado Sidnei Pimentel, que presenteou o meu pai com um volume dessa saga familiar.
A minha primeira remuneração com 17 anos foi integralmente utilizada para adquirir a coleção da Editora Abril com os grandes clássicos da literatura.  E desde então leio com regularidade ao menos um livro por semana. Mesmo em momentos de grande tensão ou de muito trabalho sempre libero tempo para a literatura. Hoje estou tentando adquirir o hábito de ler no computador e no tablet. Mas não paro nunca de ler.
 

Qual é seu gênero literário preferido: conto, crônica, poesia, novela ou romance?
Eu leio todas essas literaturas. Os romances, novelas, contos, crônicas e poesias com regularidade. Eu também gosto de ler as crônicas publicadas na imprensa. Os meus autores preferidos são o José Carlos Fernandes, que publica às sextas-feiras na Gazeta, é um dos meus rituais, e a Claudia Wasilewski que leio na Revista Ideias.


Se tivesse que passar seis meses sozinho em uma ilha deserta, qual livro levaria?
Sem dúvidas: os três tomos das obras completas do Jorge Luis Borges. E se fosse só um título levaria o Ficções, dele.


Qual é o seu caminho para escrever uma crônica? Você inicia com uma palavra, uma imagem, uma lembrança?
Escrever crônicas sobre acontecimentos autobiográficos é um tanto complicado e me coloco em questionamento sobre o que de minha vida pode interessar a outras pessoas. Comecei escrevendo sobre as minhas viagens. Depois combinei viagens com experiências gastronômicas.
Eu tento produzir diversas crônicas ao mesmo tempo a partir de um tema comum. As primeiras foram da minha relação com a gastronomia e apreciação dos alimentos pelo paladar. Reuni histórias das minhas memórias afetivas das boas experiências com o paladar e fui formatando as crônicas. Agora estou ensaiando a produção de crônicas com histórias pitorescas que reuni ao longo da vida.

 
Fale sobre os novos projetos. Você tem a intenção de publicar algum livro de crônicas, além da participação em coletâneas?
Eu tenho publicado ensaios em áreas diversas. Eu estou com um romance e uma coleção de contos em processo de produção, mas que ainda estão longe do prelo. E estou reunindo crônicas para uma publicação.

Isabel Furini é escritora e poeta premiada. Autora dos livros “Joana, a Coruja Filósofa” e “O grande poeta”, para o público infantil. Contato - e-mail: isabelfurini@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...