quarta-feira, 29 de junho de 2011

DESENVOLVER O HÁBITO DA LEITURA
























Em certa oportunidade, Borges falou que nunca existiu uma época em que ele não lera. Isso soou um pouco estranho na época, pois a palavra leitura era usada quase exclusivamente para ler textos. Hoje em dia a palavra leitura é usada em um sentido mais amplo e devemos dizer no sentido que usara Borges: de leitura do mundo. Ler o mundo é uma tarefa que nunca termina, podemos envelhecer, mas nossa biblioteca do mundo nunca está completa, sempre falta algum conhecimento.


Querer conhecer, desejar o conhecimento ou o autoconhecimento é tipicamente humano. Sócrates começou a aprender música quando já era idoso, e Platão conta que os jovens zombavam dele. Porém, Sócrates não ficava preocupado com isso, pois para ele a vida humana era um processo de constante aprendizado.


Mas como podemos incentivar o hábito da leitura nas crianças? Respeitando as sucessivas fases e tornando a leitura uma tarefa agradável.


Vejamos rapidamente as fases do desenvolvimento do pequeno leitor:
Pré-leitor: Primeira infância (dos 15/18 meses aos 3 anos). É o momento de presentear os pequenos com livros de plástico e, junto com os brinquedos, quando forem tomar banho, colocar na banheira esses livrinhos para que eles possam ver as imagens. Também gostam de chocalhos musicais.

Pré-leitor: Segunda infância (a partir dos 2/3 anos aos 6/7). A criança está começando a conquistar a linguagem. Livros para essa idade são os com muitos desenhos e poucas palavras. Livrinhos de humor, de bichos, contos que retratem famílias e contos de fantasia.


O leitor iniciante (6/7 anos). Os livros devem ser de linguagem simples. São bons os contos com início, meio e fim.


O leitor-em-processo (8/9anos). A criança adora desafios, textos inteligentes, textos de humor, histórias com final inesperado, contos que desafiem a imaginação. O leitor fluente (10/11 anos). É o leitor pré-adolescente, que gosta de histórias de humor, de histórias com heróis ou heroínas que lutam por um ideal, histórias de meninas e garotos que superam conflitos. Gosta também de mitos e lendas, histórias policiais e aventuras.


O leitor crítico (12/13 anos). Agora o domínio da leitura e escrita é total. Capacidade de reflexão, procura do eu, necessidade de entender o seu lugar no mundo. Gostam de aventuras, histórias policiais, romances, crônicas. As moças gostam também dos chamados “contos cor-de-rosa”, as famosas histórias de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...