A premiada escritora americana Nancy Kress escreveu alguns conselhos para que os novos escritores possam trilhar nesse difícil caminho com menos dúvidas. Ainda que dúvidas todos temos: os grandes escritores e os pequenos escritores, os antigos e os de vanguarda, os famosos e os anônimos.
Parece que o caminho do escritor é um caminho semeado de dúvidas: como fazer uma boa descrição, como criar um personagem marcante, como escrever diálogos consistentes, como encantar o leitor. Sim, porque como muito bem falou em certa oportunidade Gabriel Garcia Marques, é mais fácil caçar um coelho do que um leitor.
O leitor já chega com letras “c” na cabeça. Ele tem uma carga de condicionamentos, uma bagagem de conhecimento e espera que sejam desenvolvidos certos conceitos. Ou seja, a maioria dos leitores antes de ler já tem uma ideia de como o livro deve ser desenvolvido, tem seu próprio protótipo do livro na cabeça. E o livro que o leitor está lendo deve ser igual ou superior ao livro que o ele imagina. Por isso, uma das melhores estratégias dos escritores é surpreender o leitor.
Agora, vejamos alguns conselhos da escritora Nancy Kress: Escreva o tipo de ficção que ama ler. Ou seja, o novo escritor tem mais chances de escrever bem se está acostumado a ler esse tipo de literatura, “ele está por dentro”, como se fala familiarmente.
Outra orientação importante da autora: Escrever é reescrever. Sempre. Por isso, o novo escritor corajosamente deve ler seu próprio texto e reescrever quantas vezes ele achar que seja necessário. Um conselho que também ajuda: Leia tudo o que possa. E mais também.
A seguir o grande conselho que só um autor que tenha percorrido uma longa viagem pode dar a um iniciante: Não siga as tendências da moda. Conte as histórias que deseje e como deseje. Nancy Kress assinala o único caminho que pode fazer crescer um escritor e esse é seguir o próprio instinto, a própria voz.
Isabel Furini é escritora e poeta premiada. Orienta a Oficina do Livro no Solar do Rosário: (41) 3225-6232. Contato pelo e-mail: isabelfurini@yahoo.com.br
Fiquei inspirada para escrever algo. Acho que vou me arriscar, o que acha?
ResponderExcluirÓtimo. Escreva, sim, Mary Santos, pois escrever é um processo que ajuda a entender a própria vida.
ResponderExcluir